generalidades

Diálogos #14

Ontem, o Rafa estava folheando o livro com as tirinhas da Mafalda, que o Victor lia um poucos antes e no qual deixou um marcador de páginas, onde havia escrito o nome dele a caneta. De repente, o Rafa perguntou:

– Eiê, por que o Victor escreveu o nome dele aqui?

Eu, na hora, só respondi que era porque o marcador de páginas pertencia ao Victor. O Victor, mais atento ao que tinha acabado de acontecer, arregalou os olhos e nos disse:

– Vocês viram que o Rafa acabou de ler o meu nome sozinho?

Pois é. O pequeno, que vem aprendendo conosco as primeiras letrinhas de uns meses pra cá (completou quatro anos em julho), sem pressão nem cobrança, sempre como uma brincadeira, fez ontem a sua primeira leitura espontânea. Palavras menores, como uva, ovo, Mina (o nome da cachorrinha dele), ele já lê, mas até agora tinha sido sempre com o Junior ou comigo, que escrevíamos a palavra pra ele e o ajudávamos, “Eme com i é?” “Mi”, coisas assim. Mas, ontem, ele leu sozinho o nome do irmão, que nem é uma palavra que mostramos, ensinamos o nome dele próprio, mas os nossos ainda não; deu um orgulho. :)

Anúncios

4 comentários em “Diálogos #14

    1. É, ele já tem os livrinhos dele. Ainda não os lê, mas vão ajudar, pois ele já “decorou” trechos, que antecipa quando lemos pra ele, logo vai identificar as letrinhas com aquilo que ele sabe que está ali.

      Curtir

Deixa um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s