generalidades

Aprendizado(s)

Lendo o blog da Flavia, encontrei o blog da Mari. No blog da Mari, encontrei uma dica de leitura de uma matéria, no site da revista Crescer, que falava sobre a rotina de uma mãe que faz muitas coisas: trabalha e cuida dos filhos e da casa ao longo do dia, quase sempre misturando as tarefas. Gostei da matéria, de algumas conclusões que a jornalista-personagem tira e que acho que facilitam mesmo a vida, a convivência e o bem-estar de todo mundo. Por isso, registro aqui o trecho de que mais gostei, pra eu mesma me lembrar de que nem sempre precisamos ser tão exigentes conosco (e com as crianças, né? Rá!).

Não se chateie com coisas das quais ninguém irá se lembrar daqui a cinco anos. Se seus filhos precisam cortar o cabelo, mas você não tem tempo de levá-los nesta semana ou eles não querem ir, esqueça! Vá ao parque. Pare e note o que você faz de bom, porque se pensar, com certeza vai encontrar muitas coisas que deveria ter feito. Se os seus filhos não querem se vestir de manhã, você pode colocá-los para dormir de uniforme na noite anterior. Deixe as coisas que causam problemas fora da rotina. (grifo meu)

Ou seja: dá pra facilitar, dá pra simplificar, dá pra descomplicar quase sempre. E quem mais tem me ensinado isso, diariamente, é o Junior: um pai amoroso, presente, dedicado, responsável, divertido, sempre presente e que educa os filhos da forma mais linda que eu conheço. Com ele eu aprendo que se é preciso dar bronca, que se dê. Mas que se desfaça o clima de bronca o mais rapidamente possível. Que se faça a criança rir em seguida, brincar, esquecer o que fez de errado, o que a aborreceu ou a fez chorar, que se introduza uma brincadeira, um desafio que capte sua atenção e seu interesse para que o clima seja de novo de paz e harmonia familiar. É o que deve prevalecer – por sorte (ou não, né, mas por responsabilidade e interesse) aqui é casa é o que prevalece.

Anúncios

2 comentários em “Aprendizado(s)

Deixa um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s