generalidades

vento no litoral

~ Praia da Joaquina ~
~ Praia da Joaquina ~

Cada dia vou um pouquinho mais longe. Tenho tentado ir mais longe ainda, mas razões fora da minha vontade não têm me permitido – às vezes são razões que eu aceito, pois valem a pena, como o convite pra tomar café na casa da tia querida por quem tenho tanto carinho.

Floripa é um lugar lindo pra sair passeando, pena que a infraestrutura não seja a mais adequada e que muitas pessoas ainda vejam a bicicleta como um “intruso” na pista “do carro delas”.

~ Mirante Ponto de Vista ~
~ Mirante Ponto de Vista ~
~ Retiro Vila Fátima, Morro das Pedras ~

Outras pessoas pedalando também não ajudam muito. Encontro muita gente pedalando na contramão, em calçadas, aí fica difícil reivindicar respeito dos motoristas e dos pedestres quando não se respeita as leis. Há muito pedestre desatento, andando na calçada e de repente descendo pra pista sem olhar primeiro. Acho que as pessoas estão acostumadas a olharem só quando escutam o barulho de algum veículo. Como a bicicleta não se anuncia, eles podem dar – e levar – muitos sustos com esses movimentos bruscos e sem atenção.

~ Praia da Joaquina ~
~ Praia da Joaquina ~
~ Trapiche do Lagoa Iate Clube ~
~ Trapiche do Lagoa Iate Clube ~

Mas o prazer de passear pedalando… Ele compensa o medo que eu sentia de começar a pedalar na cidade, pela falta de ciclovias e ciclofaixas. Ir mais rápido, fazendo exercício, é bom; ir devagar, contemplando a cidade, melhor ainda. E, claro, pedalar contemplando a cidade também é um exercício, é tão fica tudo lindo.

~ Ciclovia Osni Ortiga (ainda incompleta), Lagoa da Conceição ~
~ Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição ~ Foca na paisagem (não na minha cara de tola). É um lugar mais lindo do que o outro nesta cidade!

Ainda tenho uns limites geográficos a vencer para poder ir mais longe e ir por novos caminhos. Mas sei que isso virá com o tempo e com treino. Eu adoraria usar a bicicleta para ir à universidade e a outros compromissos corriqueiros. Mas me sinto insegura para deixar a bicicleta em algum lugar. A onda de roubos e assaltos na cidade está grande, eu ainda não consigo deixá-la fora do meu alcance de visão.

~ Praia Mole ~
Deixa um comentário

