viagens

Pedalando e passeando pelo Rio de Janeiro

Aterro do Flamengo com Baía da Guanabara e Pão de Acúcar ao fundo.
Aterro do Flamengo com Baía da Guanabara e Pão de Acúcar ao fundo.

Passamos três dias no Rio de Janeiro para tirar o visto para a nossa próxima viagem. A ideia era ir, resolver isso e voltar em seguida. O Jr queria fazer isso em São Paulo, mas como o Rio de Janeiro também era uma possibilidade, eu sugeri que fôssemos para a Cidade Maravilhosa tirar o visto e aproveitar para passear naquela cidade linda. Por que nos limitarmos a uma viagem de “negócios”, se ela também pode ser uma viagem de passeio e turismo? Foi uma excelente ideia, e passamos três agradáveis dias passeando e, sobretudo, pedalando pelo Rio de Janeiro.

Fizemos nosso cadastro no BikeRio, um projeto muito bacana que existe em alguns municípios para empréstimo de bicicletas. Funciona assim: há pela cidade várias estações em que se pode pegar as bicicletas. O usuário faz o seu cadastro e paga R$ 5,00 para usar as bicicletas por um dia ou R$ 10,00 para usá-las por um mês. Como ficamos três dias na cidade, fizemos o cadastro mensal. O usuário retira uma bicicleta (liberando-a na hora pelo aplicativo no celular ou ligando pra eles) e pode ficar com ela por até uma hora. Então, ele a devolve em qualquer estação e, 15 minutos depois, já pode pegar mais uma, pra ficar com ela mais uma hora, e assim sucessivamente. Tinha estação por todos os lugares onde passamos. Nós andamos de bicicleta pelas praias do Leme, de Copacabana, Ipanema e Leblon, pela Lagoa Rodrigo de Freitas, pelo bairro Jardim Botânico, pela Enseada de Botafogo, pelo Aterro do Flamengo e pelas regiões do Centro e do Maracanã. É incrível a mobilidade que se ganha assim! Há muitas ciclovias no Rio de Janeiro, que inclusive oferece aos ciclistas um Mapa Cicloviário da cidade. E tem muita gente pedalando, tanto as bicicletas do BikeRio quanto bicicletas próprias. Muito legal.

A gente só usou o metrô três vezes, quando tínhamos compromissos com horário marcado. O resto foi todo feito de bike e a pé, bem como a gente adora. :)

Seguem algumas fotos desses nossos três dias na Cidade Maravilhosa, todas feitas com o celular, porque não levamos máquina fotográfica. É só clicar em uma imagem que elas vão abrir em galeria, num tamanho maior para serem visualizadas.

Atualização lamentável: eu nem tinha terminado de escrever o post quando li esta triste notícia. Eu aqui, toda feliz por ter pedalado esses dias e com uma certa invejinha da malha cicloviária do Rio de Janeiro, fiquei arrasada. É de cortar o coração. :(

Anúncios

Deixa um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s