viagens

Viagem ao Fim do Mundo: Ushuaia, dia 1


Clica aqui para ler outros textos da nossa viagem a Ushuaia.


Neste post eu vou contar o que fizemos no nosso primeiro dia em Ushuaia. Ficamos no total quatro dias inteiros na cidade, e pudemos fazer muita coisa legal. Lembrando que fomos no verão, passamos em Ushuaia os dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro de 2015.

Nós chegamos à cidade de manhã. Encontramos o hotel (pra ler sobre a nossa hospedagem clica aqui) que tínhamos reservado, deixamos nossas malas e saímos para passear no Centro de Ushuaia. Escolhemos ficar na região central para não dependermos de transporte e podermos fazer todos os passeios (ou reservas para passeios distantes) a pé. Foi a escolha mais acertada. Ao final deste post eu vou escrever sobre a nossa hospedagem.

Assim que deixamos as malas no hotel, nos dirigimos à região do Porto de Ushuaia, onde as empresas que oferecem os passeios pelo Canal de Beagle atendem. Nós já sabíamos que esse passeio toma meio período e exige tempo bom. O dia estava lindo e estávamos no meio da manhã, então o ideal seria conseguir reservar um passeio pro início da tarde, e deu certo.

Passeio de veleiro pelo Canal de Beagle

Os passeios mais comuns pelo Canal de Beagle são feitos de catamarã. Há várias empresas operando com catamarãs, os quais levam muitas pessoas. Nós escolhemos um passeio que é oferecido apenas pela empresa Tres Marías, pois ela é a única autorizada a desembarcar na Isla H, onde os passageiros fazem uma trilha – nós fomos com o Veleiro If. Uma das maiores vantagens que consideramos foi o fato de que vão pouquíssimas pessoas no veleiro. Era pra ter 12 passageiros, mas saímos em apenas oito mais dois tripulantes. O que alguns podem considerar uma desvantagem (não consideramos) é que devido à velocidade menor, o veleiro não vai tão longe quanto os catamarãs. E, por não ir tão longe, não vai até o Farol Les Eclaireurs. Sinceramente, não senti falta. A trilha na Isla H é muito bacana, e fazer um passeio com pouca gente torna a aventura mais personalizada. Eu registrei a caminhada com o GPS do celular, o tracklog da trilha pode ser conferido aqui. A empresa Tres Marías tem outras embarcações também, mas achamos o veleiro a mais legal delas. Não nos arrependemos em nenhum instante. Neste link é possível ler as avaliações dos viajantes sobre a empresa Tres Marías publicadas no TripAdvisor – a minha avaliação está lá.

O nosso passeio não incluía visita às ilhas dos Lobos e dos Pássaros. Mas, pelas fotos que vi na internet, elas não são nada diferentes de outras ilhotas que vimos com – adivinha? – lobos e pássaros. Infelizmente, ao pegar minhas anotações sobre a viagem, vi que não anotei o valor do passeio. Mas sei que é o mesmo valor em média das outras empresas; quase todas cobram a mesma coisa. Depois da trilha na Isla H, na volta pra Ushuaia, a tripulação (Carlos e Ezequiel) serviu café/chá com alfajor, muito bom. Como estávamos em pouquíssimos passageiros, foi um momento agradável, de muita conversa e risada, onde pudemos tirar uma folga do vento forte e frio que soprava lá fora.

Seguem algumas das fotos do nosso passeio (as legendas, quando tem, estão abaixo das fotos):

As montanhas ao fundo já são território chileno.
A cidade de Ushuaia vista do Canal de Beagle – no alto o Cerro Martial. A navegação pelo canal foi o primero e a subida ao cerro foi o nosso último passeio na cidade.
Leões-marinhos aos montes no Canal de Beagle (pra que ir até a Ilha dos Lobos ver a mesma coisa?).
Passeio pelo Canal de Beagle.
Passeio pelo Canal de Beagle.
Veleiro If – Canal de Beagle.
Parada para conhecer a Isla H, no Canal de Beagle, exclusividade do passeio com a empresa Tres Marías. Esse foi o veleiro em que fizemos a navegação.
Isla H – Que lugar!
Isla H – Canal de Beagle.
Tracklog do nosso trekking na Isla H registrado no wikiloc.
Observando o Glaciar Martial a partir do Canal de Beagle, três dias antes de fazermos a trilha para subi-lo.
Canal de Beagle (esse farol não é o Les Eclaireurs).
Aqueles telhadinhos azuis são do aeroporto de Ushuaia.
Veleiro no Canal de Beagle – fim do passeio.
Posto de atendimento da empresa Trés Marías. =)

Outros textos sobre Ushuaia.

Anúncios

13 comentários em “Viagem ao Fim do Mundo: Ushuaia, dia 1

    1. Obrigada!
      A nossa câmera é uma Nikon P510, bem simplesinha. A maioria dessas fotos do post foram com ela, mas na viagem eu também usei muito a câmera do iPhone 5; os outros posts sobre a viagem tem muitas fotos do celular.

      Curtido por 1 pessoa

Deixa um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s