corrida

meus primeiros 21k

Hoje eu corri 21,1 km, pela primeira vez na vida. Vou correr uma prova nessa distância em pouco mais de duas semanas, e a corrida de hoje fazia parte do treino. Mas vou ser sincera: não curti não. Ainda é a primeira, vamos ver como fica – e até acredito que haja outros fatores interferindo no desempenho da corrida hoje, que é estar correndo e indo à academia menos vezes nas duas últimas semanas. Assim, meu preparo e meu condicionamento não são os mesmos, porque eu estou treinando e trabalhando o corpo menos do que o normal.

A primeira questão é: eu fico entediada. Eu já começo a corrida entediada. Olho pro relógio marcando, sei lá, três quilômetros – o que significa que eu já tô correndo há uns quinze minutos – e penso: “ainda faltam 19!”. É chato. Tem quem ame, mas eu não tenho achado tão divertidas as corridas mais longas. Aí, com o corpo não tão bem preparado assim, o tédio e uma dorzinha chata no joelho, que resolveu aparecer pra me incomodar e preocupar, eu fiz algumas pausas pra caminhar, não corri direto os 21k.

Mas eu devo lembrar a mim própria que eu não tinha planejado correr uma meia maratona neste ano. Não mesmo. O que aconteceu foi que estarei em Portugal por uns dias e resolvi olhar o calendário de provas lá. Assim, descobri que terá uma Maratona Rock’n’Roll e uma Meia Maratona Rock’n’Roll  em Lisboa bem quando eu estiver na região. A prova é muito legal. É americana, acontece em várias cidades dos Estados Unidos, é um sucesso e agora vem sendo realizada em outros países também. Achei que uma prova com esse nome, coincidindo exatamente com a data em que estarei lá <3, eu não poderia perder. :) Falei com meus instrutores na academia, pedi a opinião deles, e todos acharam que eu tinha tempo para me preparar pra ela (isso foi em junho).

Bom, deu pra saber que eu vou conseguir cumprir a prova, mesmo que caminhando uma parte dela. De qualquer forma, com essa distância eu não tinha como pretender fazer tempo; era correr pra concluir e me divertir, pronto, justamente porque não foi planejado, não foi “construído”. Foi meio no susto, com treino, sim, mas sabendo que seria um preparo num tempo relativamente curto. Então não quero forçar. Não vou forçar. Não posso forçar.

Já me perguntaram – já me perguntei – se um dia eu correria uma maratona. Nunca respondi categoricamente sim ou não. Acho uma distância muito longa, massacrante por corpo, mas considerava a possibilidade de correr uma vez na vida, pra viver a experiência, sabe? Mas seria coisa pra pelo menos uns três anos à frente. Nesse caso sim, eu me prepararia diferentemente, escolheria uma prova com bastante antecedência, construiria um caminho na corrida que me desse preparo e força pra encarar um desafio como esse. Mas hoje eu já não sei se eu correrei uma maratona. E o primeiro motivo eu já citei: tédio. Não sei se eu terei paciência de correr uma prova tão longa, ainda mais sabendo do custo que é pro corpo realizar esse feito. Imagina eu estar no terceiro quilômetro e pensar: “ainda faltam 39!”. Sei não.

Hoje acho que meia maratona tá mais do que bom, e nem tô pensando em correr outra tão cedo. Vou ficar nas provas de 5k e de 10k mesmo, porque nessas dá pra pensar em fazer tempo, dá pra correr mesmo, pegar mais velocidade. Em provas de longa distância é preciso ficar segurando o ritmo pra não se desgastar, pra ter força lá na frente. Aí ela é toda mais lenta, porque não se pode disparar no começo e não se tem força pra disparar no final, ahaha.

Aliás, uma semana antes da meia eu já estarei em Portugal, e descobri que vai ter lá uma etapa da prova Global Energy, que também acontece aqui no Brasil (serão 37 cidades, 22 países, todos os participantes correndo no mesmo dia). O que eu fiz? Me inscrevi na prova de 10k também. Pô, a prova no Brasil custa 80 reais, a prova em Portugal custa 8 euros. Mas tudo bem. Eu ia correr 10k como treino de qualquer forma, então não é tãããão loucura assim. ;)

Correndo 5k bem de boas, curtindo, na Meia de Floripa, em junho deste ano.
Correndo 5k bem de boas, curtindo, na Meia de Floripa, em junho deste ano.
Foto: Foco Radical
Deixa um comentário

