gravidez

Diário de gravidez #7 – fim do segundo trimestre

Estou muito lenta para registrar a gravidez aqui. O último post foi quando acabava o quinto mês, agora eu já estou no sétimo! Em mais ou menos dois meses nossa bebê deve estar aqui conosco – que emoção!

2 de novembro, Ponta do Sambaqui.

Eu confesso: a ansiedade está começando a bater, dicunforça! Por vários, vários fatores. Exames de sangue que mostraram a glicose alta, e então, dê-lhe entrar em uma dieta bem séria para manter tudo sob controle – está funcionando lindamente, todos os exames extras mostram está valendo a pena. Aí a preocupação com o ganho de peso, que mencionei no post anterior, foi-se embora. Eu perdi peso assim que comecei a dieta, um mês atrás, e ainda não cheguei ao peso que estava. Nada com que nos preocuparmos, uma vez que agora o ganho de peso está controlado e o saldo de quilos, dentro do esperado para esse período da gestação. Outra questão é que a bebê está pélvica (sentada, não de cabeça pra baixo). Sei que é cedo, que ela ainda se mexe muito aqui dentro, tem espaço, tem tempo pra ela se movimentar bastante ainda e mudar de posição (alguns bebês viram durante o trabalho de parto), mas, né? Eu queria ler “apresentação: cefálica”. Um terceiro fator são as férias dos médicos que acompanham o meu pré-natal. Elas terminam bem perto do prazo previsto pro fim da gestação, quando o bebê está a termo, pronto para nascer sem prematuridade. Tudo correndo bem, pelo menos um deles já estará aqui quando a gestação completar 38 semanas. Mas eu vou ter que terminar o pré-natal com outro médico (conhecido e muito bom, mas não alguém que tenha me acompanhado), e eu me sinto tão à vontade com os meus obstetras que, sinceramente, não queria ter essa incerteza aí pro fim.

(E aquele momento de abrir um parênteses para registrar que é uma bosta a forma como a medicina obstétrica – e não só ela, infelizmente – funciona no Brasil, com a medicalização excessiva do parto, com tantas intervenções desnecessárias feitas por médicos que não querem ou já nem sabem mais acompanhar um parto fisiológico, deixar rolar e só intervir se houver real necessidade. É por causa de toda essa questão que eu tenho que ir atrás de um médico específico e de confiança para acompanhar meu pré-natal, mas não era pra ser assim se a gente pudesse confiar no sistema obstétrico brasileiro. Na verdade, os partos não deveriam nem ter que ser acompanhados por médicos obrigatoriamente; poderiam ser obstetrizes, parteiras, as midwives, e médico só em caso de parto de risco. É assim que funciona nos países desenvolvidos, enquanto no Brasil o pessoal quer impedir até doula de acompanhar a gestante durante o parto. É f***. Fecha parênteses e o momento problematizador.)

25 semanas (praticamente 26, na verdade).

Mas aí a gente racionaliza um pouquinho, põe os pés no chão, a cabeça no lugar e vê que não é pra tanto, também. Que o que importa mesmo é que a bebê está bem, nossa saúde está excelente, tudo corre bem e não tenho nenhum motivo real de preocupação, nenhum motivo para ter medo. Nem tudo sai como o planejado, mas isso é a maternidade – isso é a vida. É bom já ir se acostumando com a falta de controle, haha.

27 semanas.

E nisso o tempo vai passando, passando, passando… e estamos no terceiro trimestre. O último! Hoje, quando escrevo e publico este post, estou de 30 semanas. TRINTA FUCKING SEMANAS. É muito gestação avançada, gente, hahaha. Mesmo se nascesse agora, prematura, a bebê já teria condições de sobreviver fora do meu útero – e só isso já é um alívio enorme. Gravidez é mesmo um troço muito doido, de virar a cabeça da gente. Tanta coisa que me ponho a ler, pensar, planejar, imaginar (temer, hehe). Está sendo uma experiência incrível, pela qual eu estou apaixonada. <3

Por fim, eis a foto mais recente da série #barrigudaise, a das 29 semanas (faço as fotos quinzenalmente, sempre em semanas ímpares):

29 semanas.

Fica tão sem graça postar tantas fotos da série assim, juntas no mesmo post. Mas o que fazer, se a pessoa escreve um post pro blog a cada mês e meio?   ¯\_(ツ)_/¯

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Anúncios

2 comentários em “Diário de gravidez #7 – fim do segundo trimestre

  1. Sei que estou aqui apaixonada nessas fotos! Acho tão lindas essas fotos de silhueta de gestantes, coisa mais amor!
    Muita saúde pra você e pra sua bebê :)

    Curtir

Deixa um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s